segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Stadtmitte Campus - 11 de Outubro

Prédio da Arquitetura no centro da cidade
Hoje tinha alguns objetivos como: pegar o livro com as matérias do curso e achar alguma roupa legal. Não consegui fazer as duas, mas pelo menos aprendi o caminho até a faculdade no centro da cidade. A primeira vez fiz o caminho mais longo, fiquei com dúvida se havia mais de um prédio e fiquei zanzando por aí.

Mas depois descobri, esse é o prédio da arquitetura! 10-11 andares de puro estudo em arquitetura! Para alguém que nem prédio o curso tem e parasita o prédio de outros num "temporário permanente", um prédio próprio e alto assim é emocionante!
Depois da emoção, também começo a reparar em prós e contras. Este é realmente um prédio voltado para estudo, desconsiderando o hall de entrada, não há um local, um corredor que dê para juntar o pessoal e conversar sem estar do lado da sala de aula.
Porém, se for pensar na lógica alemã, não precisa disso. Esse povo é tão focado nos estudos que é difícil conseguir conversar com um deles neste ambiente.

Bem, no dia seguinte eu voltei e desta vez consegui pegar o livro! Fiquei uns 2 dias para finalmente conseguir entendê-lo e começou a dar muitas dúvidas, pois queria fazer um montão de matérias, mas muitas batem o horário. E fiquei por mais uma semana tentando decidir quais matérias fazer.

As duas primeiras semanas você pode ir em todas as matérias possíveis, para definir se aquilo é o que você realmente espera. Isso ajudou muito, pois muitas matérias são outra coisa do que se imaginava.

Agora é mais um choque cultural com este método de ensino tão diferente. Na minha opinião pessoal, prefiro ter os estudantes separados em anos com algumas matérias definidas, pois aí existe uma classe, gente com quem você irá conviver, irá trabalhar e conhecer com o tempo. E isso torna a união mais fácil. Pelo menos é garantido gente que você irá conhecer bem. Mas quando você escolhe aleatóriamente as matérias, dificilmente você encontrará alguém fazendo duas matérias iguais as suas. Sendo assim, cada aula são pessoas diferentes, a maioria, apenas focada em seus problemas e nada mais...

Bem, espero com o tempo conseguir fazer mais amiguinhos além dos estrangeiros (um sentimento mútuo de "estou sozinho" que nos atrai)


Agora vamos nos aventurar nessas novas experiências!

Um comentário:

  1. Realmente, tá certo q a gente ouve q o povo alemão é um pouco "frio", mas fazer cada matéria independente faz com q vc realmente conviva menos com as pessoas. Mesmo se você ficar amigo de alguém em um semestre, provavelmente no próximo não encontrará a pessoa em outra eletiva. >.< Mas não tem nenhum espaço de convívio, tipo um Centro Acadêmico?

    ResponderExcluir